quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Saúde de Taquarituba

Olá para todos,

Bom, primeiro desculpe a ausência para aqueles que esperavam por alguma noticia aqui.
Hoje vou falar da saúde de Taquarituba, onde vejo e ouço nas rodas de conversa que em relação aos munícipio da região estamos até que bem.
Mas é dificil dizer que estamos bem quando vejo que uma sobrinha de 6 anos, que ficou internada no hospital por 7 dias com infecção nos rins, ao sair precisava de vários tipos de exames e entre eles um ultrassom dos rins, ao tentar marcar esse exame só poderia ser marcado para o fim de outubro, digamos 50 dias depois, e enquanto isso o que se tem a fazer é ficar medicando os sintomas sem tratar o problema.
Vejam que isso não é um problema isolado, sabemos que muitas pessoas passam por isso todos os dias, que tudo é demorado e faltam médicos para atender ao que realmente precisa a população.
Por isso eu digo, mais que novos prédios de centros de saúdes, precisamos de material humano, bom atendimento e equipamentos. Talvez isso não traga tanto votos quanto um prédio novo de centro de saúde onde se possa soltar muitos rojões na inauguração e todos que passam pela frente vê, já um novo equipamento de ultrassom e um profissional habilitado por exemplo só quem realmente precisar irá ver que isso mudou na cidade.
Outro detalhe da saúde e esse problema é do Brasil não só de Taquarituba são os tratamentos dentários. Hoje só se trata obturações e extrações simples. O que fazer quando alguem tem um tratamento de canal para fazer por exemplo?
Tem que pagar ou ficar com dores horríveis.
Como eu disse esse problema é no Brasil todo, mas bem que Taquarituba poderia ser um exemplo a ser seguido e oferecer todo o tratamento bucal existente.
Já pensaram sermos conhecidos como a cidade do sorriso. A cidade que tem o menor indice de doenças bucais? Seria o máximo. No entando temos que nos contentar em ser como as outras cidades do Brasil.
Administradores de nossa Taquarituba, não queiram ser iguais as demais cidades, sejamos melhor, não é fácil sabemos, mas se fosse fácil qualquer um faria, somente os grandes conseguem grandes conquistas.

Abraços pessoal. volto em breve.

3 comentários:

  1. Infelizmente o problema na área de saúde afeta muitos municipios do Brasil, é um problema grave que precisa ser resolvido, eu nasci em Taquarituba, atualmente moro em Barretos, me formo em Farmácia e Bioquimica em menos de um mês e estagiando em unidades básicas de saúde e até mesmo em hospitais ja pude ver coisas absurdas que infelizmente ocorrem por todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. PARA SEU CONHECIMENTO TAQUARITUBA DESDE 2002 CONTA COM APARELHO DE ULTRASSON E HJ ´REFERENCIA NA REGIÃO PARA EXAMES DE ULTRASSON, O TRATAMENTO DENTÁRIO ALEM DE OBTURAÇÕES E TRAMENTO DE CARIES, CONTA COM UM PROFISSIONAL DA AREA ODONTOLGICA NA ESPECIDADE DE PERIODONTIA, OU SEJA , FAZ-SE TRATAMENTO DE CANAL. O QUE PODE TER ACONTECIDO É A FALTA DE INFORMAÇÃO DE SUA PESSOA. TAQUARITUBA HJ, NA AREA DA SAÚDE É CONSIDERADA DE OTIMA QUALIDADE, POIS, O INDICE DE MORTALIDADE INFANTIL É ABAIXO DA MÉDIA DO BRASIL E DO ESTADO DE SÃO PAULO. INFELIZMENTE O RECURSO FINANCEIRO PARA ESTE SETOR É POUCO, NECESSITA DE MELHORES RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL, SOMENTE O MUNICIPIO APLICA COM RECURSOS PROPRIOS MAIS DE 20% DE SUA ARRECADAÇÃO, BEM ACIMA DO EXIGIDO PELA LEI QUE É APENAS 15 %. A E.C. 29 DEVE SER APLICADA O MAIS URGENTE POSSIVEL, POIS ELA VAI REGULAMENTAR AS EXIGENCIAS DAS 3 ESFERAS DE GOVERNO. OK !!, FOI UM PRAZER TE-LO RESPONDIDO.

    ResponderExcluir
  3. Olá Anonimo,

    Acho que você talvez não tenha lido com muita atenção tudo que escrevi. Como eu disse Taquarituba tá bem em relação as demais cidades da região. Mas a diferença é minima, um aparelho de ultrassom para ser referencia, mas que demora 50 dias para ser atendido, mas temos o aparelho de ultrassom outras cidades nem isso tem.
    Bom, o que eu quis enfatizar é, poderia ser melhor, poderiamos ser maiores, mas não é fácil todos sabemos, mas poderiamos com certeza.
    PS.: Estou dizendo "poderiamos" porque isso tbem depende da população.

    ResponderExcluir